Foto do Portal: http://www.jornaldac.net/
William Butler era natural da Georgia/USA, casado com Humphrey Butler, estudou medicina em Baltimore-USA e chegou ao Brasil em 1883. Em 1894, Butler passou a morar em Garanhuns, onde trabalhava como missionário presbiteriano e como médico, já que nessa época houve uma epidemia de febre amarela na cidade.
Em 1895 ele fundou a Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. Neste ano, em Garanhuns, foram batizados os primeiros conversos protestantes presbiterianos. Um deles foi o reverendo Jerônimo Gueiros, que na época tinha 15 anos, e que se tornou figura importante para história de Garanhuns como educador e como jornalista.
Alem da igreja presbiteriana Central, Butler fundou em Garanhuns, em 1899, uma escola paroquial que é a gênese do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, e um seminário para treinamento de pastores. Durante vinte anos o seminário funcionou em Garanhuns, mas em 1921 foi transferido para Recife, onde está até hoje o Seminário Presbiteriano do Norte.
George Butler faleceu em Canhotinho/PE, em 27 de maio de 1919.
A igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi oficialmente organizada em 22 de Janeiro de 1900.
Av Santo Antonio- Revista da Cidade Ano III- nº86- 1928 |
Seu primeiro pastor foi o Rev. Martinho de Oliveira, que veio para Garanhuns a fim de substituir o Missionário George Butler que estava de mudança para a cidade de Canhotinho/PE.
Martinho de Oliveira nasceu em Recife em 15.01.1870. Foi ordenado pastor em João Pessoa , em 21 de Julho de 1896.
Antigo Templo da Igreja Presbiteriana de Garanhuns
Foto Ideal: portal Mackenzie
Martinho de Oliveira morreu em Garanhuns no dia 28 de julho de 1903.
Em setembro de 1941, os ossos de Martinho de Oliveira foram transladados para a base do púlpito do novo templo da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns.
A Igreja Presbiteriana Central, as oficinas do Jornal o “Norte Evangélico” - periódico presbiteriano dirigido pelo Reverendo Jerônimo Gueiros desde 1909, o Colégio XV de Novembro, o Seminário Presbiteriano, e ainda, a presença dos missionários norte americanos fizeram de Garanhuns um importante centro de irradiação do presbiterianismo.
Garanhuns passou a ser conhecida como a Antioquia do Presbiterianismo no Norte, uma alusão à igreja de Antioquia da Síria, a primeira igreja, segundo a Bíblia, que preparou e enviou missionários ( Paulo e Barnabé) para pregar o evangelho em outras terras.
É importante salientar o trabalho missionário do reverendo Antonio de Carvalho Silva Gueiros que pastoreou a igreja durante quarenta anos ( 1911 a 1951).
Reverendo Antonio Gueiros fundou, em Pernambuco, as igrejas presbiterianas de Águas Belas, Bom Conselho, Salobro, São Bento do Una, Cachoeirinha, Lajedo, Palmerina,Inhumas, Cachoeira Dantas, Catonho, Fama, Neves, Geleso, Itacatu, Quipapá e Palmares. Além das igrejas de Pão de Açucar, Mata Grande, Palmeira dos Índios e Quebrangulo em Alagoas.
Por seu trabalho missionário mereceu ser chamado pela Academia Pernambucana de Letras de " O Desbravador Evangélico do Sertão" .
Antonio Gueiros faleceu em 18 de fevereiro de 1951 aos oitenta anos de idade.
PASTORES: (esta lista está incompleta e não está ordenada, se quiser contribuir com nosso blog envie-nos fotos e os nomes que estão faltando )
Rev. Martinho Oliveira (1900 a 1903)
William W Thompson
Jerônimo Gueiros
Antonio Gueiros
João Campos de Oliveira
Henrique de Lima Guedes
Enéas Lins dos Anjos
Cephas Reinaux de Barros
GALERIA DE FOTOS DE PASTORES:
Nivaldo Felipe
Carlos Porto
Carlos Porto
Hamilton Rodrigues
Luiz Augusto
Lindenberg Clemente de Morais-1992-1993
Gutenberg Oliveira
Inaldo Cordeiro Peixoto
Rev. Martinho Oliveira William Thompson |
Rev. Jerônimo Gueiros (foto do Portal mackenzie.com.br) |
Rev.João Campos de Oliveira no púlpito-Igreja das Graças-1987 Ao lado, rev. Esmael Feijó e Rev. Ageu Lídio Pinto (Album do rev. Enos Moura) |
Rev. Henrique Guedes |
Rev. Enéas Lins dos Anjos |
Rev. José Martins |
Rev.Cephas Reinaux de Barros e esposa Marlene L. Barros (Álbum de Helem Barros) |
Do lado direito para esquerdo : Enos, Salomão, Geraldo Tolentino, João Franco e Nisan Bahia (Album de Enos Moura) |
Rev. Nisan Bahia da Rocha
|
Rev Inaldo Cordeiro Peixoto (atual pastor da Igreja) |
BIBLIOGRAFIA:
CORTEZ, Natanael- Os Dois Tributos: A Cesar, A Deus; jubileu ministerial, 1915-18 de janeiro-1965- Livraria e Gráfica Ediprés-
MATOS, Alderi Souza Os pioneiros Presbiterianos do Brasil-Os pioneiros presbiterianos do Brasil, 1859-1900: missionários, pastores e leigos do século XIX; Editora Cultura Cristã: 2004;
CAVALCANTI, Alfredo Leite- História de Garanhuns, 2a edição- Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1997.
CAVALCANTI, Alfredo Leite- História de Garanhuns, 2a edição- Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1997.
Olá, meu nome é Lidiane escrevo em nome de Antônia Canuto de Oliveira, nascida na cidade de canhotinho, saiu dai ainda jovem e foi tentar uma vida melhor hj aos 56 anos não tem contato com nenhum familiar,se por acaso souberem de alguém com esse sobre nome nos ajude a encontra-los o nome dos pais:José canuto de oliveira e Gercina maria da conceição, tem como irmãos,natanael,valdeci,maria nazaré e margarida com os mesnmos sobrenomes, meu email: li.di.lidi@hotmail.com desde ja obrigada!!!
ResponderExcluirQuerida irmã, o único parente de seu pai que conheci foi o reverendo professor Usai Canuto, no Colégio XV de Novembro e na IP do Arraial. Caleb Soares. calebsoares@uol.com.br ou calebsoares1939@gmail.com
ExcluirQue o poder sacro desta conceituada organização religiosa, tenha muito sucesso na evangelização do Reino de Deus em Garanhuns-PE. Que seus seguidores se enriqueçam com a verdadeira espiritualidade.
ResponderExcluirA Paz do Senhor.
ResponderExcluirSou Sérgio Luís Sarrão, trabalhei no colégio presbiterianos 15 com o Jair, e frequentei esta casa de Deus por 2 anos quero noticias nos meus amigos e dos pastores que me ajudaram a abrir o caminho novamente para Deus.
Pastor Inaldo e Gutenberg fico feliz em ver que vocês continuam a trazer gloria e paz para esta casa do senhor
sou Tacito de Melo Barros nasci em Canhotinho PE e fui aluno do querido pastor Cephas Reaunaux de Barros e fiz minha profissão de fé no seu pastorado em Canhotinho ainda jovem
ResponderExcluirHoje ainda guardo em meu coração as mensagens e ensinamentos da palavra de Deus, Fui tambem aluno dele no Ginásio Geronimo Gueiros
e tambem da sua amada esposa D Marlene no Grupo Escolar Pe Antonio C Alencar.Espero receber noticia de todos ai . Moro em Mias Gerais e meu email é tmbrep@Hotmail.com e o telefone é (32)3741 5514
Celular 91366475 Saudações em Cristo
BOM DIA! SOU ROGÉRIO VERAS, HISTORIADOR, PESQUISO O PROTESTANTISMO NO NORDESTE. MAIS EXATAMENTE A VIDA DE BUTLER E OS JORNAIS PROTESTANTES NO NORDESTE. GOSTARIA DE SABER SE O AUTOR DESTE BLOG TEM CONHECIMENTO DE ONDE ESTÃO OS ARQUIVOS DESTE JORNAL "NORTE EVANGÉLICO" OU ALGO SOBRE A PASSAGEM DE BUTLER POR GARANHUNS?
ResponderExcluirOBRIGADO!!
Caro irmão Rogério, você encontra muitas informações no livro A Bíblia e o Bisturi, do reverendo Edjece. Também no meu livro de 1996 Januário Antônio dos Pés Formosos, esgotado, mas que pode ser encontrado nas bibliotecas de igrejas de Garanhuns, São Bento do Una, Canhotinho e outras. Abraço desde Santos SP. Caleb Soares. calesoares@uol.com.b e calebsoares1939@gmail.com
Excluirdesculpe, só agora percebi que se trata de uma AUTORA!
ResponderExcluirRogério Veras
Rogério Veras, penso que é possível encontrar o Jornal Norte Evangélico na Fundaj em Recife. Edjéce Martins escreveu o livro a "Bíblia e o Bisturi" que traça a História do Dr. Butler em Pernambuco. Além disso, talvez você encontre registros do Norte Evangélico e sobre Butler com Reverendo Enos Moura, ele tem se ocupado em colecionar e arquivar documentos dos primórdios do presbiterianismo no Brasil. Ele tem facebook. Abraços e obrigada pela visita.
ExcluirOBRIGADO PELA AJUDA... DESCULPE MINHA DEMORA... É QUE PERDI O ENDEREÇO DESTE BLOG... MAS AGORA QUE REENCONTREI ESTAREI SEMPRE POR AQUI... AFINAL TENHO INTERESSE DE IR A GARANHUNS EM RAZÃO DA MINHA PESQUISA... ATÉ MAIS!!!
ExcluirCara Rosilda, volto ao contato... tenho procurado o Reverendo Enos Moura no Face, mas não o encontro, pode me informar o nome completo dele ou o seu e-mail. Também conheces alguma instituição aí em Pernambuco que fez algum monumento ou memorial ao George Butler? Aguardo sua resposta!!
ExcluirFazer acontecer
ResponderExcluirAs pessoas podem ser dividas em três grupos:
Os que fazem as coisas acontecerem;
Os que olham as coisas acontecendo;
e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.
Pastor Silas Malafaia, Que DEUS te ABENÇÔE e que sejas Manso e Humilde, pois, o povo de Deus não deve ser PEDANTE… ARROGANTE! Deus Seja Louvado!
ResponderExcluirSilas maracutaia... podre
Excluiroi gostaria muito de ver uma foto do presbitero josé bezerra da cidade de garanhuns vc tem alguma pra postar
ResponderExcluirDeus abençoe a cada um dos irmãos mencionados.
ResponderExcluirFica muitas recordações destas pessoas que ora vejo no vídeo.
Irmão Paulo R. Costa
Eu gostaria de obter notícias do Rev. Cephas e D. Marlene... São pessoas nas quais adquiri muitas inspirações em relação ao respeito, responsabilidade e a perfeição... Saudades!
ResponderExcluirParabéns pelo o blog. José Tiago Xavier Costa, ministro presbiteriano na congregação presbiterial em Santa Cruz do Capibaribe, PE.
ResponderExcluirOlá, Meu tatara avô era Antonio Ivo, ele foi um dos ajudadores na fundação da primeira igreja Presbiteriana em Garanhuns. Gostaria de saber se tem algum registro dele. Sei que ele também foi tabelião de cartório e provalmente holandês.
ResponderExcluirMeu email é melissakarenmoraes@gmail.com
Querida irmã, o Antônio Ivo foi tabelião na hoje Caetés, naquele tempo chamava-se Caetano. Converteu-se a Jesus graças a feroz perseguição movida por padres contra meu pai Januário, naquele antigo distrito de Garanhuns. Fugindo da multidão que o perseguia, pediu guarida a Antônio Ivo, que morava na então Rua Manoel Borba. Antônio Ivo perguntou a Januário a causa da perseguição. A resposta: porque vim falar do amor de Jesus que morreu na cruz em nosso lugar e para salvação de muitos. Familiares de Antônio Ivo vieram para São Paulo. Um filho dele, Abel Paiva Ivo, foi operoso presbítero da Igreja Presbiteriana Independente de Santos. Você pode encontrar estas e outras informações no meu livro Januário Antônio dos Pés Formosos, esgotado, m as que pode ser encontrado em lojas de livros usados, os chamados sebos. Passe-me seus contatos de telefones e de e-mails. Vou tentar alguma parente seu por aqui e terei prazer em informar-lhe. Caleb Soares. calebsoares@uol.com.br calebsoares1939@gmail.com 13 982320315 e 982070866.
ExcluirEu sou pirmo seundó revendo enias lins dos anjos eu morro em Londrina só meboro igreja presbiteriana mannim
ResponderExcluirAgeu Batista dos anjos
ExcluirEu nasci em óleo adgua dá igreja presbiteriana Ebenézer mas móreí êm garauns no anos que ó padre assassino obispo
ExcluirMeus amados irmãos, solicito a gentileza de me informar como poderei conseguir cópia do livro "O ESPIRITISMO ANALISADO" do Rev. Jerônimo da Silva Guieiros. Atenciosamente, Euzébio (eujozaine@outlook.com)
ResponderExcluirMeu irmão, provavelmente em alguma biblioteca, como a do seminário em Recife, ou em lojas de livros usados ( sebos) pela Internet. Caleb Soares.
ExcluirSou filho desta igreja, de onde, ainda criança, viajei para São Paulo em 1948. Em 1996, juntamente com o reverendo Guilhermino Cunha, então presidente da IPB, lancei meu primeiro livro Januário Antônio dos Pés formosos. Januário foi colportor e evangelista e, a partir daí, evangelizou em 5 estados do Nordeste. Ele foi meu pai. Preciso falar com a secretaria da Igreja ou mesmo com o pastor. Mandem os contatos de telefones e de e-mails. Nos laços do Mestre, sou o servo dele, Caleb Soares. 13-082320315 e 982096598. calebsoares@uol.com.b r e calebsoares1939@gmail.com
ResponderExcluirEu sou neta do Pastor Tiago dos Anjos Lins e bisneta do Pastor Neco dos Anjos. Muito amor por essa Igreja! Meus tios estudaram no Colégio XV de Novembro e meu tio avô, Jaime Pinheiro foi diretor do mesmo. Parabéns pelo Blog, preservação da história. Se alguém tiver fotos ou matérias pelo que enviem ao e-mail tacialsantos@gmail.com.
ResponderExcluirMeus pais se converteram nessa igreja e trabalharam no Colegio xv , Jaime Pinheiro e Eneas Lins foram padrinhos e testemunhas, meus pais falavam muito bem de todos...
ExcluirGrato pelo belo trabalho de preservação da nossa inspiradora história.
ResponderExcluirMeu nome é Lindberg Clemente de Morais. Fui abençoado nos anos de 1992 e 1993 recebendo a oportunidade pastorear tão importante rebanho em momento muito específico em sua resistente caminhada de Igreja que nasceu e se move, progressivamente, pela força da fé e consciência esclarecidas pelo pensamento reformado. Ali fui pastoreado ao pastorear, os tenho em grata memória bem guardados em meu coração por muitos marcos e marcas de gente querida que sabe amar como Jesus nos ama e amará para sempre.
Parabéns pela matéria, amei. Bom saber dos fundamentos de parte da história do Presbiterianismo fazendo parte também de nossa cidade. Obrigado!!!
ResponderExcluirOlá! Fazendo umas pesquisas, encontrei esse blog. Lendo reconheci os nomes de alguns pastores que foram muito citados por minha mãe durante minha infância! Sou neta de Antônio Régis da Silva. Minha mãe, Valdomira, e alguns tios meus estudaram no Colégio 15 de Novembro. Ela conta que na década de 40 eles frequentavam a igreja católica, na cidade de Terezinha que acho que ainda pertencia a Bom Conselho. E meu avô Antônio, homem muito culto e curioso, começou a fazer alguns questionamentos... ninguém tinha acesso à Bíblia, os cultos eram em latim e o padre ficava de costas... Ele encomendou uma Bíblia que foi de SP, começou a estudar a Palavra e a evangelizar. Montou uma igrejinha em um salão na casa dele... foi atrás de pastores em Garanhuns e então foi fundada a primeira igreja presbiteriana em Terezinha/ Bom Conselho.
ResponderExcluirUm pouco mais da história do presbiterianismo no agreste pernambucano.
Em 1974 minha mãe se casou e veio morar em SP.
Que Deus abençoe.
Eles foram muito perseguidos, conta minha mãe. Jogavam pedras na casa deles e os seguiam nas ruas.
ResponderExcluir