sábado, 6 de fevereiro de 2010

JOÃO TUDE DE MELO

João Evangelista Tude de Melo foi um dos pioneiros do transporte coletivo entre Garanhuns/Recife. Filho primogênito, assumiu a responsabilidade do sustento da família, desde que sua mãe Leonor Tude de Melo ficou viúva. Trabalhava de mecânico em Garanhuns, na oficina de propriedade de Neri Guimarães. Conseguiu instalar sua própria oficina depois de trocar um carro ford velho de sua propriedade por um terreno situado a rua Ari Barroso  que pertencia a Dario Rêgo.
O jovem mecânico de macacão sujo de óleo não tinha hora para descanso. Sem muito capital, mas contando com seu próprio esforço e entusiasmo, idealizou implantar uma linha de ônibus entre a sua cidade natal e a capital do Estado. Em pouco tempo concretizou sua idéia.
No ínicio da década de trinta, Garanhuns estava ligada à metrópole pernambucana por uma linha diária de transporte coletivo.
As viagens tinham duração de 08 à 10 horas. No inverno, esse tempo se prolongava. Os ônibus eram vulgarmete chamados de "sopas".

A Sopa
Os ônibus de João Tude foram requisitados para transportar as tropas revolucionáras na revolução de "30". Passada a revolução, a empresa João Tude Melo já procurava estabelecer horários certos de saída e chegada, seguros contra acidente,cadeiras numeradas e lotação definida.

Nos finais de 30, na sua oficina em Garanhuns , a empresa de João Tude passou a construir suas próprias carrocerias. Em 1940, projetou o primeiro ônibus com motor interno do país - o primeiro com frente reta da América do Sul. Naquele mesmo ano, foram criadas as linhas Recife- Rio de Janeiro e Recife- São paulo. Em 1952 a empresa transferiu-se para o Recife e passou a chamar-se Auto Viação Progresso Ltda.

João Tude de Melo nasceu em 27 de dezembro de 1896 na Fazenda Mata do Diogo, Garanhuns - Pernambuco e faleceu em Recife, em janeiro de 1981.  A empresa Jotude surgiu na década de 80 de um desmembramento dos sócios da Auto Viação Progresso.

BIBLIOGRAFIA
REGO, Alberto da Silva- Os Aldeões de Garanhuns- Coleção Tempo Municipal , Recife, 1987.


TELEFONES:

PROGRESSO: +55 (81) 34520680

JOTUDE: +55 (81) 3452-1741



5 comentários:

  1. De fato, não há como negar o exemplo deixado por este pernambucano.Já trabalhei na empresa e ela merece o devido respeito.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Espedito, gostaria de saber mais sobre a História da empresa, "Progresso", porque estou escrevendo um livro e agora parei no sistema de transporte da época de 1950 60 quando a empresa fazia a linha União dos Palmares a Garanhuns, um ônibus de cada cidade saia pela manhã de ambas as cidades e retornava no final da tarde. GOSTARIA DE SABER O NOME DA LINHA E SE TIVER FOTOS QUE POSSAMOS UTILIZAR DA ÉPOCA. MEU E-MAIL É santosespedito@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  3. É UM EXEPLO E INCENTIVO PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS. AFINAL,QUEM SE ESFORÇA DEUS AJUDA.

    ResponderExcluir
  4. OLA TUDO BOM? EU SOU URUGUAIO E GOSTO MUITO DE HISTORIAS DE ONIBUS; GOSTEI MUITO DESTA, PARABENS POR ESTE BRASILEIRO QUE COM ESFORCO, DIGNIDADE E TRABALHO ELE FOI UM EXEMPLO PARA PARA TODOS NOS. EU GOSTARIA DE SABER, QUE MOTOR ELE UTILIZOU PARA O SEU PRIMEIRO ONIBUS, ESE DA FOTO. MUITO OBRIGADO, VALEUU PELA OTIMA HISTORIA. UM ABRACO.

    ResponderExcluir
  5. TRABALHEI NESTA EMPRESA UNS 6 ANOS ATÉ HOJE GUARDO COM CARINHO A BLUSA DO UNIFORME SAIR EM 1986 MAS TENHO SAUDADES. NO TERMINAL RODOVIÁRIO VIARIO DE CANHOTINHO NA ÉPOCA NOSSO CHEFE ERA MANUEL CORREIA.

    ResponderExcluir