O jovem mecânico de macacão sujo de óleo não tinha hora para descanso. Sem muito capital, mas contando com seu próprio esforço e entusiasmo, idealizou implantar uma linha de ônibus entre a sua cidade natal e a capital do Estado. Em pouco tempo concretizou sua idéia.
No ínicio da década de trinta, Garanhuns estava ligada à metrópole pernambucana por uma linha diária de transporte coletivo.
As viagens tinham duração de 08 à 10 horas. No inverno, esse tempo se prolongava. Os ônibus eram vulgarmete chamados de "sopas".
A Sopa |
Nos finais de 30, na sua oficina em Garanhuns , a empresa de João Tude passou a construir suas próprias carrocerias. Em 1940, projetou o primeiro ônibus com motor interno do país - o primeiro com frente reta da América do Sul. Naquele mesmo ano, foram criadas as linhas Recife- Rio de Janeiro e Recife- São paulo. Em 1952 a empresa transferiu-se para o Recife e passou a chamar-se Auto Viação Progresso Ltda.
João Tude de Melo nasceu em 27 de dezembro de 1896 na Fazenda Mata do Diogo, Garanhuns - Pernambuco e faleceu em Recife, em janeiro de 1981. A empresa Jotude surgiu na década de 80 de um desmembramento dos sócios da Auto Viação Progresso.
BIBLIOGRAFIA
REGO, Alberto da Silva- Os Aldeões de Garanhuns- Coleção Tempo Municipal , Recife, 1987.
TELEFONES:
PROGRESSO: +55 (81) 34520680
JOTUDE: +55 (81) 3452-1741
De fato, não há como negar o exemplo deixado por este pernambucano.Já trabalhei na empresa e ela merece o devido respeito.
ResponderExcluirMeu nome é Espedito, gostaria de saber mais sobre a História da empresa, "Progresso", porque estou escrevendo um livro e agora parei no sistema de transporte da época de 1950 60 quando a empresa fazia a linha União dos Palmares a Garanhuns, um ônibus de cada cidade saia pela manhã de ambas as cidades e retornava no final da tarde. GOSTARIA DE SABER O NOME DA LINHA E SE TIVER FOTOS QUE POSSAMOS UTILIZAR DA ÉPOCA. MEU E-MAIL É santosespedito@ig.com.br.
ResponderExcluirÉ UM EXEPLO E INCENTIVO PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS. AFINAL,QUEM SE ESFORÇA DEUS AJUDA.
ResponderExcluirOLA TUDO BOM? EU SOU URUGUAIO E GOSTO MUITO DE HISTORIAS DE ONIBUS; GOSTEI MUITO DESTA, PARABENS POR ESTE BRASILEIRO QUE COM ESFORCO, DIGNIDADE E TRABALHO ELE FOI UM EXEMPLO PARA PARA TODOS NOS. EU GOSTARIA DE SABER, QUE MOTOR ELE UTILIZOU PARA O SEU PRIMEIRO ONIBUS, ESE DA FOTO. MUITO OBRIGADO, VALEUU PELA OTIMA HISTORIA. UM ABRACO.
ResponderExcluirTRABALHEI NESTA EMPRESA UNS 6 ANOS ATÉ HOJE GUARDO COM CARINHO A BLUSA DO UNIFORME SAIR EM 1986 MAS TENHO SAUDADES. NO TERMINAL RODOVIÁRIO VIARIO DE CANHOTINHO NA ÉPOCA NOSSO CHEFE ERA MANUEL CORREIA.
ResponderExcluir