quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ruas de Garanhuns

RUA CABO COBRINHA:  Bairro: Santo Antônio-Cep: 55293-310.
Homenagem a Antonio Pedro de Souza, Cabo da Força Pública do Estado de Pernambuco, conhecido como Cabo Cobrinha.  No episódio conhecido como Hecatombe de Garanhuns era o comandante da guarda.

Quando a cadeia foi invadida por cangaceiros que pretendiam assassinar os adversários políticos da família Brasileiro,  o Cabo Cobrinha informou a Vicentão, o chefe dos cangaceiros, que os cidadãos ali presos estavam sob sua proteção e garantia e que não os entregaria e somente com ele morto o grupo entraria na cadeia.

Vicentão disparou o rifle contra o cabo cobrinha atingindo-o mortalmente, mas foi também atingido por um tiro certeiro do fuzil do cabo disparado antes de cair agonizante.

Postos fora de combate o comandante da guarda e o cabeça do bando, o  tiroteio continuou. Os soldados resistiam valentemente revidando as descargas que vinham de fora. Mas, todos os refugiados na cadeia foram assassinados.

As vítimas foram: O Coronel Manoel Jardim, Francisco Veloso, Borba Junior, Argemiro Miranda, Julio Miranda, Luiz Gonzaga Jardim e Presciliano Josué. Morreram dois soldados, três cangaceiros, e muitos ficaram feridos gravemente.


O Cabo Cobrinha morreu aos 28 anos, em 15.01.1917.

Em sua homenagem foi criada, pela Câmara de vereadores, em dezembro de 2001, a medalha Cabo Cobrinha  destinada a galardoar policiais civis, militares, rodoviários federais, bombeiros militares ou militares do Exército, que tenham se destacado em ações meritórias mediantes serviços prestados à causa de segurança pública, da justiça ou pelos excepcionais trabalhos ou contribuição realizados em prol da sociedade do Município de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário