quarta-feira, 10 de março de 2010

Americanos e Brasileiros: Parceria no IBN

O IBN, sob a responsabilidade da missão americana, contou com a parceria de muitos brasileiros que junto com os missionários e reproduzindo as práticas pedagógicas dos missionários se empenhavam na educação de moças e rapazes.

A maioria destes professores, eram pastores formados no Seminário Presbiteriano do Norte,  ou ex-alunos do IBN ou do Colégio Evangélico XV de novembro.  Todas estas instituições foram fundadas pelo protestantismo de missão norte-americano. Sendo assim, estes professores, vão garantir a reprodução dos métodos pedagógicos implantados pelos missionários.

Eram ministros da educação baseada no método indutivo, que tinha como característica principal levar o aluno a desenvolver suas faculdades mentais através da observação. A leitura era sempre interpretativa e não decorativa,  prática pedagógica não muito comum nas escolas de orientação católica ou estaduais, que se pautavam no método dedutivo e de memorização. 

No IBN a teoria vinha sempre acompanhada da prática. Nas aulas de homilética os alunos preparavam sermões a serem proferidos nos cultos diários na capela do IBN. As aula de evangelismo eram precedidas de prática de evangelização de casa em casa, nas ruas de Garanhuns. E o ensino de crianças era praticado nas escolas dominicais das igrejas evangélicas de Garanhuns e nas escolas bíblicas de férias quando as alunas estavam nas suas cidades de origem. Da mesma forma, acontecia com as aulas de Bíblia, onde os alunos tinham de fazer observações interprativas dos textos bíblicos. O Canto, regência e música eram treinados nos diversos corais do IBN, e na prática de diversos intrumentos musicais: sinos, piano, violão, órgão etc.
 
A relação professor e aluno é muito mais íntima, existe uma maior proximidade até no espaço físico, em que o professor se coloca no mesmo plano do aluno e não num plano mais alto. O professor do IBN conhece o aluno pelo nome, dialoga com ele,  incentiva sua participação  e constrói a aula junto com o aluno, no que também  se diferenciava da educação católica e da educação do estado, onde havia o autoritarismo do professor e o mestre era o dono da verdade.




Rev. Nisan Baía entregando certificado a aluna Louzedes Murta


Rev. Gerson Gouveia  Ministrando aula
alunas: Neide Murta da Silva, Suzy, Miriam, Marlene Gomes Moraes, Lídia Faustino Ferreira, Edineiram e Louzedes Murta)



Rev. Gerson Gouveia, Profa. Edna Texeira e alunos do IBN(alunos: Lutero Teixeira, Edineiram e Lídia Faustino 
(Album de Louzedes Souza Murta- 1975)

Professora Ruth Muniz e Profa. Júlia Faria
(Album de  Audênia Costa/1987)


Prof. André Urquiza ministrando aula de violão(alunas: Rosilda Cavalcanti(de lenço), Vera Cancela, Elce Leal,  Eliete Dourado e Ruth Queirós
(Album de Maheli Gomes Arruda-1977)


Professores Brasileiros do IBN: (Esta lista está incompleta. Se você tiver algum nome a acrescentar, escreva um comentário. Lembre-se que, pela necessidade de delimitar nosso trabalho, estamos nos referindo apenas a época em que o IBN foi administrado pela missão norte americana ( 1945 a 1983)

Alvaro Costa
André Urquiza
Aretuza Gueiros Pessoa
Cacilda
Cephas Reinaux de Barros
Dalvanira Lopes
Davi Monteiro Cavalcante
Edla Gabriel de Oliveira
Edna Teixeira
Efigênia Pacheco (Fifi)
Esmael Feijó
Esther Barros M. Silva
Gerson Gouveia
Henrique Guedes
Inalva Amorim
Irineu Ferreira
João Campos de Oliveira
Júlia Silveira
Mariza Ferrer
Nisan Baía
Ruth Muniz Carvalho
Samuel Falcão
Tuty Sobrinho

Edla Gabriel de Oliveira ( 1ª brasileira Diretora do IBN-1949- Curso Superior de Educação Religiosa em Richmond-Virgínia);

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