domingo, 21 de março de 2010

ETBM: A Gênesis do IBN

Em 1936 o missionário presbiteriano norte-americano Raynard Arehart e sua esposa Frances Arehart chegaram ao Brasil. O Currículo do reverendo Raynard no Brasil inclui o trabalho missionário em Fortaleza, como evangelista; em Recife como diretor do Seminário Presbiteriano do Norte e professor do Colégio Agnes Erskine, em Garanhuns, como diretor do Colégio Evangélico Quinze de Novembro e também como diretor fundador do Instituto Bíblico do Norte.

Raynard e Frances Arehart sugeriram a missão presbiteriana que se criasse uma escola de treinamento de Bíblia para mulheres já que o Seminário Presbiteriano do Norte fundado desde 1899, só treinava homens.
Foto de Judith Guerra-Aluna da turma da ETBM -1947
(Album de Judith Guerra)

A missão aceitou a sugestão e já estava estudando a possibilidade de criar a escola , quando, em 1944, chega ao Brasil a Missionária Charlotte Garland Taylor que era especializada em treinar obreiros. A vinda de Charlotte oportunizou a criação da escola.

A inauguração aconteceu em 02 de abril de 1945 na Capela do Colégio Evangélico Agnes Erskine, em Recife. A Escola passou a funcionar nas dependências do próprio Agnes, com oito alunas e sob a direção do Rev. Raynard Arehart e com o nome de ETBM (Escola de Treinamento Bíblico para Moças).
O grau de escolaridade das alunas era variado. Algumas tinham cursado o primário, outras o ginasial.


Além dos estudos da Bíblia e de instrumentos musicais, as moças trabalhavam nas igrejas e realizavam evangelização. A ETBM formou sua primeira turma em 1947.
ETBM/IBN-Turmas de 1947 e 1949 e a Missionária Charlotte A. Taylor
(album da ex-aluna Judith Guerra)

Em 1949, A Sociedade de Senhoras da Igreja Presbiteriana dos EUA, doa a quantia de 45.000 dólares que deveria ser destinada exclusivamente a aquisição de um terreno e à construção do prédio próprio para a ETBM.

Coral da ETBM/ Agnes Erskine- Regente: Prof.Álvaro Costa
Depois de analisar várias opções, a missão presbiteriana decidiu que a Escola seria construída em Garanhuns-PE e umas das coisas que influenciou a decisão foi o fato de lá já está instalado o Colégio Evangélico XV de Novembro, o que facilitaria em termos de corpo docente.
Em 1952, a missão decide dar a ETBM o nome de Instituto Bíblico do Norte(IBN). No dia primeiro de maio de 1955 inaugurou-se o prédio do IBN em Garanhuns,




BIBLIOGRAFIA:
VIANA, Juracy Fialho, 40 anos construindo vidas, Missão Presbiteriana do Brasil, 1985.

FOTOS:

Formandas 1951- Elba de Carvalho Portela, Letícia Siqueira,Odete Guedes Aranha,Teófila A.Ferreira,Vandete B.Oliveira
(Album de Vandete Barros)
1949 -Missionária Anna Pipkin e Alunas da ETBM
(Album de Vandete Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário