A história da imprensa evangélica em Garanhuns é a história da Imprensa Presbiteriana. A obra consultada, História da Imprensa de Pernambuco de autoria de Luiz Nascimento, abrange o período de 1821 a 1954 e não faz referência a Órgão de Imprensa, em Garanhuns, pertencente a outra denominação evangélica, neste espaço de tempo.
Trata-se basicamente do trabalho introduzido pelo Rev Jerônimo Gueiros no momento em que ele sai de Natal/RG, passa a morar em Garanhuns e traz a tipografia de O Século- Jornal que ele dirigia no Rio Grande do Norte.
O Jornal O Século logo se funde com um períodico do Presbitério de Bahia e Sergipe e passa a denominar-se Norte Evangélico. Das Oficinas do Norte Evangélico saírão muitos outros períodicos, inclusive publicações de cunho informativo e não religioso.
Vamos dividir o assunto em vários artigos, para adequá-lo ao espaço e as espectativas cabíveis num blog.
O SÉCULO - Órgao Evangélico Presbiteriano - O n.01, ano XV, circulou no dia 1 de fevereiro de 1909, obedecendo ao formato de 48x31, com quatro páginas a quatro colunas de
14 cíceros, com a frase biblica: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". (Marc. 16:15). Diretor - Jerônimo Gueiros. Redação e oficinas a rua Dr. Rosa e Silva, 38. A assinatura era anual e mediante pagamento adiantado.
Abriu o texto o editorial "Fase Nova", onde o Rev. Jerônimo Gueiros declara que : "circunstancias imprevistas" o obrigaram a deixar a capital do Rio Grande do Norte, onde servia como
pastor da Igreja Presbiteriana e diretor de O Século. Transferida a sua residencia, transportou, igualmente, para Garanhuns, a tipografia do jomal. Entretanto, "não mudou em nada o seu
programa: seguira sempre o mesmo rumo, defendera a mesma causa, erguendo o mesmo pendão".
O Jornal logo passou a denominar-se Norte Evangelico, "resultado da união de O Século
com a Imprensa Evangélica, períódico de propaganda evangélica do Presbitério da Bahia e Sergipe.
A edição, inseriu vasta matéria especifica, incluíndo produções assinadas por J. Marinho, Daniel Cesar, Cecilia Rodrigues e Belmiro Araujo.
Publicou-se o n° 2, a 6 de fevereiro, repleto de artigos e informações, terminando ai a atuação do periódico
BIBLIOGRAFIA
NASCIMENTO, Luiz do, História da Imprensa e Pernambuco, volume XVII- Editora Universitária UFPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário