segunda-feira, 7 de março de 2011

Raynard e Frances Arehart


Frances Arehart Butler nasceu em Eldorado, Arkansas-EUA, em 29 setembro de 1908. Seus pais chamavam-se Jasper Dodson Butler and Lenora McCurly.

Frances recebeu a sua formação na faculdade Silliman College, Clinton LA e General Assembly's Training Schoo, Richmond, VA.


Em 03 de agosto, 1932 casou-se com Edwin Raynard Arehart, natural de Frankford - West Virgínia, filho de Jacob Edwin Arehart and Clara Pinkney Coffman.

Após o casamento , os Areharts trabalharam quatro anos na Pattonville, Missouri, onde Raynard era um pastor.

Em 1936 foram enviados pela Igreja Presbiteriana dos EUA como missionários para norte do Brasil.

Após o primeiro ano de orientação e estudo da lingua portuguesa em Garanhun/PE, Raynard foi designado para supervisionar um campo evangelístico no estado do Ceará.

O casal trabalhou como missionários presbiterianos em Fortaleza, onde por cinco anos Raynard foi evangelista itinerante e Frances ensinava nas Classes de Escola Dominical.

Em seguida , Raynard trabalhou durante cinco anos no Recife, como diretor do Seminário Presbiteriano  e professor de Novo Testamento e do Novo Testamento grego em Português.

Durante um ano lecionou no Colégio Agnes Erskine. Mais tarde foi diretor do Colégio Evangélico 15 de novembro (O Quinze), em Garanhuns, e ensinava Inglês e Filosofia.

Quando chegaram ao Brasil, em 1936 os Arehart tinham dois filhos: Russell Scott and Clara Frances, no ano seguinte, eles suportaram a grande tristeza da morte de Scott com menos de três anos, mas Deus abençou-os com mais dois filhos: Richard Dodson and Robert Coffman

Quando Raynard serviu como reitor do Seminário Presbiteriano do Norte de Pernambuco, Recife. Frances supervisionava a cozinha do Seminário e ensinava Bíblia e piano.

"Foi quando eles estavam no seminário que Raynard e Frances", decidiram que as meninas brasileiras também deveriam ter formação para o trabalho cristão. "Frances escreveu uma solicitação a Missão para fornecer essa formação e Raynard leu a solicitação na reunião da Missão. Naquela época as mulheres não tinham muita importância na reunião da Missão. Eram bem-vindas, se quisessem ir, mas, se não fossem, não havia grande perda. Nesta época Charlotte Taylor estava chegando ao Brasil e seu interesse era capacitar lideranças da Educação Cristã! "

A "visão dos Arehart e a confirmação da Missão resultou na criação do Instituto Bíblico do Norte em 1945, que funcionou nos primeiros dez anos nos edifícios da escola Agnes Erskine, em Recife.

Em 1952-1953, para atender uma emergência Raynard assumiu a direção do Colégio XV de Novembro, em Garanhuns, competentemente assistido por Frances, que ensinava a Bíblia e Inglês na escola.

Quando o Instituto Bíblico do Norte se mudou para sua nova sede em Garanhuns , 1955, os Areharts, após retornar de licença, foram designados para trabalhar lá por dois mandatos, como diretores.

Reconhecendo a necessidade de preparar músicos, sobretudo para as igrejas no interior, Frances concordou em ensinar música e dirigir o coral Instituto.

Enquanto trabalhava em Garanhuns, Frances viu a necessidade de oportunidades para testemunhar a pessoas da classe alta econômica e fundou a Brasil-América Sociedade Literária-Social para as mulheres, que funcionou por mais de 20 anos.

A última tarefa dos Areharts no Brasil foi o Colégio Evangélico Agnes Erskine onde Raynard era capelão, tesoureiro e professor de Bíblia.

Frances ensinava Bíblia e Inglês e servia como Secretária da Missão Norte do Brasil.

Ao mesmo tempo Raynard serviu como pastor da Igreja Presbiteriana da Madalena em Recife e Frances dirigia o coral da igreja.

Durante os últimos anos no Brasil Frances fez um curso por correspondência de escrita de ficção e teve várias de suas histórias para crianças publicados em revistas evangélicas.

Após aposentar-se da Missão em 1966, Raynard serviu como pastor em Menlo GA e em 1971 aposentou-se em Albuquerque, Novo México para ficar perto de sua filha Clara Oliveira e sua família.

Frances Arehart faleceu em 06 de julho de 1983, aos 75 anos. Edwin Raynard Arehart, faleceu em 4 de fevereiro de 2005, aos 98 anos de idade.